segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

É preciso muito para me fazer desistir de um certo artista ou banda em que vejo qualquer coisa. Isso está a acontecer com os Snow Patrol a qualquer momento, direi eu. Entretanto, 2008 (sim, em termos musicais ainda não estou em 2009…enfim) foi, tal como todos os anos, ensaio para muitos – os que deviam e não deviam – e palco quase para outros tantos. Foi o caso flagrante do sucesso em grande escala de “Only By The Night” dos Kings of Leon, por quem se via claramente que a “blogosfera” e a crítica musical pouco dariam. Um sucesso que louvo até porque os Kings of Leon têm trilhado o seu caminho calmamente e têm-me marcado consecutivamente com os seus discos.
Outro caso que a certa altura já me dava cabo da cabeça, até porque neste ano ouvi muita muita RADAR FM, foram os Ben Folds. Se há canções que vêm estampadas como “Outono-Inverno” e que podem claramente sobreviver no giradiscos ao pé da lareira (vou-me servindo do meu como posso claro…com tanto frio e stress) como no rádio do carro de cabelos ao vento e risos alados, “You Don’t Know Me” é disso um extraordinário arquétipo. Fundamental em 2008.


P.S: Sabe bem acordar e ouvir coisas certas, como Nuno Markl a dizer que é a primeira vez em vários anos que não acha esta música dos U2 igual a todas as outras. Eu incluiria nesse grupo também "Vertigo", mas não poderia estar mais de acordo. Saudades extremas de "Achtung Baby" que se vão tornando cada vez mais palpáveis...
Infelizmente, João Aguardela faleceu aos 40 anos e esquecido por este Portugal. Tive o prazer de ver 2 vezes A Naifa e gostava imenso que tivesse sucumbido ao cancro com a aclamação devida. Se pudesse e se não fosse por mal, gostava de ir ao funeral...




BEN FOLDS - YOU DON'T KNOW ME (WAY TO NORMAL, 2008)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Jesus nasceu mais tarde? Buda zangou-se e veio cá espreitar?
Continuo sem perceber o que é que a passagem do tempo nos pode salvar. Só se o tempo se encarregar de levar consigo os que não mostraram cá em vida, nem em surdina, a sua "magia negra". Que esperança pode trazer mais um novo ano?
É típico: devo andar muito errado e devo ver tudo isto ao contrário.
Mas de uma coisa tenho a certeza: muitos desses humanos são mais do mesmo.

P.S: É arrepiante ler o primeiro comentário a este vídeo no YouTube...


CARLOS PAIÃO - PLAYBACK
(VERSÃO ORIGINAL DA CANÇÃO A CONCURSO NA EUROVISÃO DE 1988 POR PORTUGAL)