quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sudoeste não é Negro

Algum dia teria que voltar. Pode não parecer - nem sequer a mim me parece - mas, profundamente, parte de mim estará por estes lados para largos anos. 4, depois de 19 de Julho.

De toda a forma, o que queria falar para quem quiser ler é largamente superficial. E a culpa é d' Os Pontos Negros. Julgando pelos números, valendo estes o que valem, o Festival Sudoeste foi mais um grande êxito de bilheteira, aqui e ali mais ou menos justificado. Brandi Carlisle surpreendeu tudo e todos, os Cut Copy, Björk e Chemical Brothers terão transformado a TNT numa intensa nuvem de suor, ganza e pó (direi relva?)...e os Pontos Negros não surpreenderam muitos. A surpresa está compactada toda ela no rumo do ano de 2008 na música portuguesa: cantar em português pode ser tão folião ou sério como cantar em Inglês. Tiago Guillul, Os Pontos Negros, Feromona, Peixe:Avião e os já badalados Macacos do Chinês e Buraka Som Sistema são os representantes mais alternativamente sonantes de uma fresquíssima new-wave lusitana.
Nunca será para mim sequer tolerável pôr de parte qualquer música feita em Portugal por portugueses em qualquer dialecto, logo, em altura alguma alimentarei qualquer tipo de discussão sobre esta matéria: ponto final.

Tempo de antena para o mais recente tema dos Pontos Negros que, do pouco que sei desde que há pouco aterrei em casa depois de 10 dias no Algarve, apenas se encontra disponível no CD "Novos Talentos FNAC 2008". Esta rodela reluzente representa a minha melhor acção de todo o ano: ter dado 4€ inteirinhos para a AMI (acredito que sim) e receber em troca mais um volume de nova música...nacional. Curiosamente, junto com este disco, tenho levado para as minhas férias os outros que comprei juntamente com este: o de estreia de Tiago Guillul e o dos The Great Lesbian Show.




OS PONTOS NEGROS - CONTO DE FADAS DE SINTRA A LISBOA (NOVOS TALENTOS FNAC, 2008)



Não conseguindo ter disposição permanente para ganhar inspiração e perder tanto tempo como gostaria, por exemplo, com as letras das canções, pedi a mim e peço a vós que se percam na rebaldaria escrita em letra de canção "Conto de Fadas de Sintra a Lisboa".

P.S 1: Outras 5 músicas do Verão 08

HOT CHIP: one pure thought

SNEAKY SOUND SYSTEM: goodbye
PNAU: with you forever

VAN SHE: strangers
THE BRAVERY: bad sun (moon version)


P.S 2: Já agora, não se esqueçam de pedalar sempre do "KM 0", sempre aos Sábados, sempre na melhor TV não-por-cabo, a RTP2.

Sem comentários: